terça-feira, 31 de março de 2015

Galo de Barcelos vai "sambar"

De Joana Vasconcelos para o Rio. Galo de Barcelos "vai sambar"

17-12-2014

A artista apresentou ontem Pop Galo, que inaugura a 10 de junho num Rio de Janeiro em festa pelos seus 450 anos

O Brasil convidou, Joana Vasconcelos disse que sim. De Lisboa para o Rio de Janeiro, a proposta era a de levar uma obra portuguesa para as comemorações dos 450 anos da cidade carioca. Cidade fundada a 1 de março de 1565 pelo português Estácio de Sá, sob o nome São Sebastião do Rio de Janeiro, e eternizada na voz de Aurora Miranda (irmã de Carmen Miranda) como "Cidade maravilhosa / Cheia de encantos mil".
Joana Vasconcelos, que nasceu em Paris mas logo se apresentou como lisboeta, não teve dúvidas da obra que atravessaria o Atlântico em 2015. "Foi logo, tenho de admitir que foi logo. Pensei: isto é mesmo o galo de Barcelos. Pareceu-me que com ele eu podia fazer a ponte entre o passado, um símbolo português, e transformá-lo para a contemporaneidade", disse a artista ao DN na apresentação da obra, ontem, nos Paços do Concelho, em Lisboa.
Assim nasceu Pop Galo, um "nosso" galo de Barcelos de sete metros, composto por azulejos partidos e coberto de luzes LED. Com inauguração marcada para 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a obra inédita figurará a partir daí na Praia do Leme, em Copacabana. Local escolhido pela própria artista, segundo avançou ao DN.

http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=4299531