sábado, 28 de dezembro de 2013

Portugália

Fokker 100
Aeronaves: 6
Passageiros: 97
Nomes: Albatroz, Condor, Flamingo, Gavião, Grifo, Pelicano

A aeronave Fokker 100 foi a primeira a ser operada pela PGA - Portugália Airlines. A 7 de Julho de 1990, a PGA realiza o seu voo inaugural de Lisboa para o Porto, iniciando assim a sua actividade como transportadora aérea regular.



Embraer ERJ145
Aeronaves: 8
Passageiros: 49
Nomes: Brigão, Chapim, Cuco, Gaio, Melro, Pardal, Pisco, Rola

A aeronave Embraer 145 é um jacto pressurizado, vocacionado para o transporte regional, adquirido para a frota da PGA - Portugália Airlines em 1997, ano em que a Companhia inaugura sete novos destinos na Península Ibérica e Reino Unido.



Beechcraft 1900D
Aeronaves: 2
Passageiros: 19
Nomes: Castor, Esquilo
Construída pela Raytheon, a aeronave Beechcraft 1900D, entra para a frota da PGA - Portugália Airlines em 2001, inaugurando a 18 de Junho as rotas de Málaga e La Coruña, operadas pela PGA Express, que resulta de um acordo entre a PGA e a OMNI.



http://www.pgavirtual.com/v2/business_pages/frotas.php

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Novembro fugidio (I)



Utente crónica não tem consultas desde Janeiro
Cardiologia do Hospital continua parada
Utente queixa-se de não ter consultas há cerca de um ano.
Serviço de cardiologia do Hospital de Barcelos continua sem médicos.
05 de Dezembro de 2013

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Vindimas e mau tempo



Homem morre esmagado por trator

Publicado em 2013-09-28

NUNO CERQUEIRA
Um homem, de 40 anos, morreu, este sábado, num acidente com um trator, ocorrido na freguesia de Sequeira, Braga.
O acidente deu-se pelas 10.00 horas, quando o condutor perdeu o controlo da viatura depois desta colidir com uma pedra. O trator resvalou num pequeno declive e capotou, acabando por esmagar o condutor. Na viatura agrícola seguia um outro homem que conseguiu escapar ileso ao acidente.
No local, estiveram os Bombeiros Sapadores de Braga e a VMER de Barcelos.
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Braga&Option=Interior&content_id=3447082


Mau tempo. Enxurradas destruíram duas pontes em estradas nacionais em Barcelos
22-10-2013
Duas pontes ruíram em Barcelos, uma em Creixomil e outra em Vila Cova, na sequência das fortes chuvadas da última noite, que provocaram prejuízos “muito elevados” um pouco por todo o concelho, informou fonte municipal.
O vereador da Proteção Civil, Carlos Brito, disse à Lusa que aquelas pontes se situam em estradas nacionais e têm “bastante relevância” para o trânsito local.
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/mau-tempo-enxurradas-destruiram-duas-pontes-estradas-nacionais-barcelos



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Póvoa de Varzim - URSS



Vinho da Madeira não envenenou Rasputin

DEZEMBRO 26, 2007
http://darussia.blogspot.pt/2007/12/vinho-da-madeira-no-envenenou-rasputin.html

Ao falar com numerosos russos que visitaram a Ilha da Madeira, constatei que muitos deles ouviram a estória de que Gregori Rasputin, personagem polémica da História da Rússia do início do séc. XX, teria sido envenenado por vinho produzido nessa maravilhosa ilha.

Normalmente, dizem eles, isso é-lhes contado em restaurantes ou caves talvez para levar os russos a comprarem e consumirem mais umas garrafas desse néctar divino. Afinal, os russos não só têm fama de que gostam de beber, mas são realmente fortes consumidores.

Mas o facto é que isso não passa de um mal-entendido, de que a história dos homens é fértil, daí não ser correcto "denegrir" a fama do vinho da Madeira para aumentar as suas vendas.

Na realidade, Gregori Rasputin foi envenenado por "Madera", vinho produzido na Península da Crimeia (actualmente, território ucraniano) a partir de castas semelhantes àquelas com que se produz o néctar mundialmente conhecido da nossa Ilha da Madeira.

Rasputin, diabo para uns e santo para outros, apreciava realmente vinho da Madeira e isso ficou assinalado por várias pessoas que o conheceram de perto. Porém, o cianeto foi dissolvido em "Madera".

O príncipe Félix Iussupov, um dos três homens que organizaram e concretizaram o assassinato de Rasputin, escreve nas suas memórias que, depois de ele ter ingerido bolos envenenados, lhe ofereceu vinho.

"Então - escreve o príncipe - eu ofereci-lhe nossos vinhos caseiros da Crimeia... Ele bebeu-o com prazer, limpou os lábios e perguntou se eu tinha em casa muito vinho daquele. Ficou admirado ao saber que a cave estava cheia de garrafas.

- Entorna mais um madeirinha - disse ele. Eu queria dar-lhe outro cálice, com veneno, mas ele travou-me:

- Enche este".

Depois de ter ingerido vários copos de "Madera" com veneno e nada ter acontecido, Rasputin acrescentou: "Bom madera, enche mais um copo".

O resto da história do assassinato já os leitores conhecem. Por isso, apenas mais umas palavras para explicar o aparecimento dos vinhos "Madera" e "Portwine" na Rússia. Nos meados do século XVIII, alguns nobres russos começaram a encomendar da Europa videiras para plantar na Crimeia, onde as condições climatéricas são semelhantes. E assim apareceram as"versões russas" dos vinhos portugueses.

Durante o regime comunista (1917-1991), na União Soviética produziam-se, além de "Madera" e "Porwine" de razoável qualidade, "vinhos a martelo" com o mesmo nome, também conhecidos por "bombas", favoritos dos alcoólicos porque embriagam rapidamente. Quem passou pela União Soviética e não conhece marcas como "777", "Agdam"?

Após a Revolução de Abril de 1974 em Portugal, os dirigentes soviéticos começaram a importar quantidades significativas de Vinho do Porto português, sendo esta uma das formas de financiar as actividades do Partido Comunista Português. Embora sendo bastante caro em comparação com as bebidas alcoólicas soviéticas (se uma garrafa de vodka custava dois rublos, uma de vinho português custava cinco), tornou-se popular devido à sua qualidade.

Entre os intelectuais e boémia soviéticos, a garrafa de vinho do Porto também passou a ser conhecida por "kunhalovka" (cunhalzinha), em honra de Álvaro Cunhal, que nessa altura dirigia o PCP.


sábado, 10 de agosto de 2013

No FCP, nem tudo é cor de rosa... Na mó de cima, até quando?



Alex Sandro: «Vítor Pereira fica nervoso e o balneário parece um funeral»
20 abril de 2013
http://record.teste.online.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=816881
Recorrendo a uma expressão muito curiosa, o brasileiro Alex Sandro admitiu que Vítor Pereira fica muito abalado quando a sua equipa não consegue vencer, apesar de elogiar a ambição do atual técnico dos dragões.
"Um treinador que cresceu e amadureceu dentro do clube, ganhou um bom apoio, está a ter mais confiança de todos. Acho que quando um bom treinador sai [André Villas-Boas], com títulos, o próximo tem de fazer igual ou melhor, em todos os clubes. Comparação é de títulos e personalidade diferente. O Vítor é muito ambicioso, quando perde ou empata, fica muito nervoso, o balneário parece um funeral, mas tenho certeza que vai ganhar muito pelo FC Porto", assegurou, em declarações ao LanceNet!.




Liedson aponta o dedo a Vítor Pereira por não ter jogado mais vezes

19.05.2013
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2013/05/19/liedson-aponta-o-dedo-a-vitor-pereira-por-nao-ter-jogado-mais-vezes
Liedson fez este sábado o último jogo pelo FC Porto. Na hora da despedida, o avançado que esteve cedido pelo Flamengo lamentou não ter jogado com mais regularidade e teceu críticas a Vítor Pereira.




Mano Menezes apontado ao FCPorto

24 ABRIL 2013
O futuro do comando técnico do F.C. Porto tem feito correr muita tinta em Portugal e o tema já chegou além-fonteiras, nomeadamente ao Brasil.
Fala-se que a direcção portista vai deixar cair Leonardo Jardim, apontado como o sucessor de Vítor Pereira mais bem colocado, tal como nós avançamos há já algum tempo, e apostar num técnico estrangeiro, designadamente Mano Menezes.
De acordo com o site da ESPN do Brasil, pode ler-se que «Antero [Henrique] depositava as suas fichas até pouco tempo atrás em Leonardo Jardim, ex-Olympiacos. O dirigente sofreu, contudo, uma reviravolta no mercado, com a suspensão da licença de um dos agentes de sua confiança, Mohamed Afzal, também representante do treinador, e passou a apostar em Mano Menezes para fazer frente a Domingos Paciência, o nome preferido da diretoria».




Vítor Pereira: «Este campeonato passa a sujinho, sujinho»

2013-05-02
http://www.maisfutebol.iol.pt/superliga-geral/vitor-pereira-sujinho-sujinho-benfica-titulo-merito-desportivo/1445323-1676.html
O treinador deixou a ideia de que já não acredita na conquista do título, com insinuações sobre a discussão do campeonato com o Benfica e a afirmação de que acha «impossível» que a prova seja decidida por mérito desportivo.
Quando questionado sobre se já não tem esperança em conquistar o título, quando faltam três jornadas para o final, o técnico responde assim: «Se me perguntasse há duas jornadas, eu diria que tinha legitimidade para ser um título bem discutido até à última jornada.»
«Neste momento, depois das duas últimas jornadas, já não acredito que assim seja. Não acredito que seja possível ao Estoril vencer na Luz. De uma forma ou de outra os três pontos vão lá ficar», acrescentou.



Polémica: Fernanda Miranda esconde passado
30.10
http://www.vidas.xl.pt/a_ferver/detalhe/polemica_fernanda_miranda_esconde_passado.html
Quando o romance entre Pinto da Costa e Fernanda Mirandafoi tornado público, a história de amor que uniu a brasileira, de 24 anos, ao presidente do FC Porto, de 72, foi apresentada de forma bem mais cor-de-rosa do que aquilo que realmente é. Os dois ter-se-iam conhecido numa loja da marca Sacoor, nos arredores do Estádio do Dragão, onde Fernanda trabalhava, e a cumplicidade nascera de uma relação cordial entre cliente e empregada, que se foi desenvolvendo ao longo dos meses.
Segundo o que a Vidas conseguiu apurar, a história é, afinal, bem semelhante a alguns dos anteriores relacionamentos de Pinto da Costa, que terá, afinal, conhecido Fernanda Miranda quando esta trabalhava numa das mais conhecidas casas de alterne do Porto, aTaverna do Infante, que chegou a ser gerida por ReinaldoTeles, vice-presidente da SAD portista.



Alguns "ex alunos" da escola FCP:





Mourinho: “Esta é a pior temporada da minha carreira”

18/05/2013
http://www.publico.pt/desporto/noticia/mourinho-esta-e-a-pior-temporada-da-minha-carreira-1594776
A derrota na final da Taça do Rei com o Atlético de Madrid significa que José Mourinho vai terminar a época com apenas um título, a Supertaça espanhola, algo que não satisfaz o treinador do Real Madrid.



Villas-Boas faz história mas falha Champions
19 maio de 2013
http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/inglaterra/interior_premium.aspx?content_id=822685
Domingo de sabor amargo para André Villas-Boas. No primeiro ano no Tottenham, o técnico português bateu o recorde de pontos dos spurs numa edição da Premier League (agora fixado em 72), mas mesmo assim vai ficar fora da Liga dos Campeões, pois o Arsenal não tropeçou na deslocação a Newcastle.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Fazer jus ao nome deste blogue



Chegada apoteótica de Carlos Sá a Portugal
O ultramaratonista barcelense chegou hoje ao Aeroporto Sá Carneiro, depois de vencer a  Badwater, conhecida como a prova mais dura do mundo.
19 de Julho de 2013
http://www.barcelos-popular.pt/?zona=ntc&tema=14&lng=pt&id=4945



Nascido na Freguesia de Vilar do Monte no concelho de Barcelos, Carlos Sá iniciou a sua prática desportiva aos 12 anos, na modalidade de atletismo. Iniciou-se no núcleo desportivo da Silva, clube que chegou a ocupar o pódio dos campeonatos Nacionais de atletismo. Correu como federado da região de Braga e participou em diversos campeonatos de pista e corta-mato.
http://www.carlos-sa.com/

sábado, 29 de junho de 2013

Acima de tudo, zelar pela nossa vidinha...


Manuel Pizarro, acompanhado do secretário-geral do PS, António José Seguro, subiu neste sábado ao palco, na Alfândega do Porto, para apresentar a sua candidatura à cidade e dizer que tem o apoio incondicional do PS. “Com honra e com responsabilidade apresento-me hoje como candidato do PS à Câmara Municipal do Porto”, começou assim o seu discurso.



A comissão de honra foi também apresentada e dela fazem parte nomes como Alberto Amaral, antigo-reitor da Universidade do Porto; José Rodrigues, escultor; Mário Cláudio, escritor; Carlos Melo Brito, pró-reitor da Universidade do Porto; Isabel Pedroto, directora do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santo António; Henrique Botelho, médico de saúde pública e familiar; Henrique Barros, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e director do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto; Jorge Daniel, cirurgião e coordenador da equipa de transplantes hepáticos do Hospital de Santo António; o actor João Paulo Costa, da Academia Contemporânea do Espectáculos; José Pedro Moreira da Silva, ex-presidente da secção regional do Norte da Ordem dos Médicos; Maria de Belém Roseira, presidente do PS; Germano Couto, bastonário da Ordem dos Enfermeiros, entre muitos outros.

http://www.publico.pt/politica/noticia/pizarro-promete-prioridade-as-pessoas-transparencia-e-rigor-na-gestao-dos-recursos-publicos-1594098
11/05/2013

sábado, 11 de maio de 2013

Barcelona: a maldição para Mourinho!




Não foi o Messi e companhia, mas o Espanyol, a dar a vitória ao Barça no Campeonato, em plena Catalunha (ao empatar 1-1 com o RM)!

Na época passada, os fãs de Mourinho talvez não se tenham dado conta que um grande treinador foi despedido por não conquistar o Campeonato espanhol e/ou a Champions. Guardiola fez o que tinha de ser feito. Este ano, espera-se que também Mourinho faça as malas.

Para onde quer que vá, vamos ver se é possível alcançar os sucessos de outrora. A ideia de que Mourinho é um líder nato, que conquista a confiança de todos (ou a maioria) dos seus jogadores, conforme se viu nesta época, pode não ser verdadeira.

Os valores envolvidos nas transferências do futebol (CR, Messi, Mourinho…) são VERGONHOSOS, sobretudo numa Europa à beira do colapso financeiro! É interessante o argumento de que os craques auferem tamanhos ordenados porque “é o mercado a funcionar”.
Não sejamos ingénuos!

Que mercado é este, onde se fazem directos televisivos de horas, a falar sobre o almoço de uma equipa de futebol, ao mesmo tempo que quase se ignora o que se passa com outras modalidades desportivas?
Que mercado é este, onde clubes atolados em dívidas (Real Madrid e Barcelona) pagam salários milionários aos seus jogadores?
Que mercado é este, onde as empresas negam direitos básicos aos trabalhadores, mas não poupam nos patrocínios aos clubes de futebol?
Que mercado é este, onde grande parte dos lucros obtidos pelos clubes de futebol e marcas de material desportivo, decorrem da venda de produtos manufacturados em países pobres do mundo, à custa da exploração de trabalhadores (incluindo trabalho infantil)?

Enquanto sociedade, estamos dispostos a trocar parte dos milhões dos 20 clubes mais ricos da Europa pelas cerca de 1000 vidas que se perderam no desabamento das fábricas de roupa no Bangladesh?

N.B.: Sobre se Cristiano Ronaldo é melhor do que Messi ou vice versa, acho que os responsáveis máximos do futebol mundial estão a dormir! Eu prefiro o Messi. Mas claramente, o CR é um tipo fora de série. Por isso, já deviam ter atribuído aos dois o prémio de melhor jogador do mundo em ex aequo. Mais, se há tanta preocupação com o fair play no futebol, não vejo porque é que ainda não se fez um jogo (porque não de solidariedade; daqueles tipo “Zidane and friends”) em que ambos alinhassem pela mesma equipa.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cuidado com a sua saúde!



É viciado no Facebook? Faça o teste...

11 de maio de 2012
As mulheres e os jovens são o grupo mais suscetível de ficar dependente da rede social. A investigadora usou uma escala para medir o vício. Saiba o grau da sua dependência.
http://expresso.sapo.pt/e-viciado-no-facebook-faca-o-teste=f725338#ixzz2RH4zHcob



quarta-feira, 13 de março de 2013

Joseph Aloisius Ratzinger



Bento XVI (em latimBenedictus XVI), nascido Joseph Aloisius Ratzinger (Marktl am InnAlemanha16 de abril de 1927), é Papa Emérito daIgreja Católica. Seu outro título é Romano Pontífice Emérito.
Foi papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou sua abdicação. Desde sua renúncia é Bispo emérito da Diocese de Roma, foi eleito, no conclave de 2005, o 265º Papa, com a idade de 78 anos e três dias, sendo o sucessor de João Paulo II.
Domina pelo menos seis idiomas (alemãoitalianofrancêslatiminglêscastelhano) e possui conhecimentos de português, ademais lê o grego antigo e o hebraico. É membro de várias academias científicas da Europa como a francesa Académie des sciences morales et politiques e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, entre elas da Universidade de Navarra, é também cidadão honorário das comunidades de Pentling (1987), Marktl (1997), Traunstein (2006) e Ratisbona (2006).
É pianista e tem preferências por Mozart e Bach. É o sexto e talvez o sétimo papa alemão desde Vítor II (segundo a procedência de Estêvão VIII, de quem não se sabe se nasceu em Roma ou na Alemanha) e, nos seus 80 anos, tem a idade máxima para ser cardeal eleitor. Em abril de 2005 foi incluído pela revista Time como sendo uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Democracia Participativa e Democracia Representativa




À luz do contexto económico e social que se vive no país, faz todo o sentido que ao nível do Poder Local, se reorganizem as freguesias e os concelhos. Dado que até ao momento não se verificou qualquer fusão de concelhos, é legítimo que se conclua que houve receio por parte do Governo.
Será por causa do fenómeno dos “jobs for the boys” ao nível das autarquias?
Rio Côvo Santa Eulália, com os seus cerca de 1000 habitantes e 3,3 km2, era uma forte candidata à união com outra freguesia.
Moure? Midões? Remelhe? Silveiros? Fonte Coberta?
Se tivermos em conta as ligações rodoviárias, Midões é claramente a opção que se destaca das demais. Se a isto acrescentarmos o facto de, desde há largos anos, as paróquias de Rio Côvo, Midões e Gamil partilharem o mesmo pároco, sai reforça essa opção.
Mas isto é a minha opinião! Apenas. Falta conhecer o que acham os 1000 habitantes de Rio Côvo acerca desta matéria. Parece-me ter havido inabilidade na gestão do processo. Culpa da Junta de Freguesia? Culpa da Câmara Municipal? Apurem-se as responsabilidades.
Se o objectivo é criar uma freguesia de média/grande dimensão, ocorrem-me algumas questões:
Quem decidiu isso?
Porque é que Moure (1000 habitantes) permanece como até aqui?
E Carvalhas (700 habitantes)?
Por uma questão de justiça e coesão, seria ou não razoável se todas as freguesias fossem alvo de processos de fusão (admitindo uma ou duas excepções ao nível do perímetro urbano)?
Visto que nas eleições de 2009 este assunto não foi tido em conta (a Troika “aterrou” em Portugal em 2011), justificar-se-ia ou não uma Assembleia de Freguesia extraordinária?
Existe orçamento para construir/modernizar uma ligação rodoviária entre Rio Côvo e Silveiros?
Fez-se uma investimento considerável na Escola Primária de Rio Côvo não há muito tempo. Vamos encerrar a Escola? Ficamos com o Infantário? Ou fica uma freguesia com a Escola e outra com o Infantário?
E o cemitério? As pessoas podem escolher? Caso não haja vagas numa freguesia, a pessoa terá de ir para a outra?
Vamos ter 2 campos de futebol e duas equipas no campeonato popular?


Não creio que seja muito frequente haver pessoas que residam numa determinada freguesia e optem por ser sepultadas na freguesia vizinha. Se isso acontece, é porque, em princípio, a pessoa tinha uma ligação afectiva à freguesia – pode, portanto, ser interpretado como um elogio.
Relativamente à freguesia onde a pessoa residia, podemos falar de um gesto de cortesia (que partiu de nós): um morador dessa freguesia escolhe a nossa como morada eterna, mas no futuro pode acontecer algo inverso. Faz sentido cobrar um valor extra nestes casos?
Está estipulado um custo acrescido nestas situações?
Então como se explica que num determinado momento o custo era de 150€ e pouco depois, já era de 100€?
Será que tudo isto é por causa de necessidade urgente de verbas para o restauro dos altares?
Atendendo a que estamos a falar de uma família que residiu na freguesia durante muitos anos, é sensata esta cobrança?
E se olharmos no médio ou longo prazo, esta família seria uma potencial colaboradora com a nossa freguesia de hoje em diante. Olhando para o que se passou, parece ter havido pouca astúcia na forma como se lidou com a situação. Aliás, outras pessoas dessa família, que residam na nossa freguesia, poderão sentir-se ofendidas com este episódio, e isso afectar negativamente a sua colaboração com a Igreja.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fantasma de Entre-os-Rios e afins...



Onze mortos em despiste de autocarro na Sertã

Iam de Portalegre numa excursão ver um presépio em Santa Maria da Feira. Mas havia obras no IC8 e o piso estava molhado. O autocarro caiu para uma ravina.



Gong, a tempestade que varreu Portugal

O fenómeno meteorológico que assolou Portugal no sábado passado nasceu dias antes ao largo de uma Península do Canadá. 
26 de janeiro de 2013
A violenta tempestade que no sábado passado causou enormes prejuízos em Portugal tinha nascido dias antes, inofensiva, ao largo da Península Labrador no Canadá.
Na Alemanha foi baptizada com o nome de Gong, graças a um programa radiofónico.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/gong-a-tempestade-que-varreu-portugal=f782398#ixzz2JVU8DxMh



Bombeiros ainda estão a fazer buscas numa das carruagens

Choque de comboios faz 21 feridos perto de Coimbra

O choque de um comboio Intercidades que seguia na direcção Lisboa-Porto com a traseira de um comboio regional que ia do Entroncamento para Coimbra provocou nesta noite 21 feridos ligeiros. Fonte da CP disse que duas carruagens do Intercidades descarrilaram e tombaram devido ao embate, em Granja do Ulmeiro, junto a Alfarelos.
21 Janeiro 2013


Acidente/Comboios: Três composições colidiram em Soure, uma descarrilou - GNR

Lusa
21 de janeiro de 2013
Inicialmente, a Autoridade Nacional de Proteção Civil falava numa colisão entre dois comboios. Entretanto, a entidade precisou que a colisão envolveu um comboio Alfa-Pendular, um comboio Intercidades e um comboio Regional.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/acidentecomboios-tres-composicoes-colidiram-em-soure-uma-descarrilou-gnr=f781088#ixzz2JVVel4LA