quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Uma banda icónica

Banda Plástica de Barcelos

A ideia da criação da Banda Plástica remonta a 10 de Junho de 1976, aquando de um encontro de coros na Covilhã. O Coral de Barcelos tinha actuado na primeira parte do espectáculo, e, na segunda, divertiu a assistência com uma representação alusiva aos músicos de Barcelos. A ideia agradou, ganhou corpo, e em breve, tornou-se uma banda a sério. Uma das suas primeiras actuações públicas foi na festa de S.João de Barcelinhos, freguesia situada na margem esquerda do Cávado, em 23 e 24 de Junho de 1976, e saldou-se por um enorme sucesso.

Venha conhecer-nos no nosso site oficial, consultando o nosso historial, Instrumental, maestros e galeria multimédia.

http://www.bandaplastica.maisbarcelos.pt/?vpath=/inicio


domingo, 30 de novembro de 2014

Espectáculo ou Justiça a funcionar?

Sócrates detido no aeroporto com base em "comunicação bancária"

José Sócrates é um dos quatro suspeitos em investigação sobre fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. É a primeira vez que um ex-primeiro-ministro é detido. Passou a noite nos calabouços da PSP.
José Sócrates foi detido no Aeroporto de Lisboa, à chegada de Paris

O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi detido na noite desta sexta-feira no âmbito de um processo em que se investigam crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, confirma a Procuradoria-Geral da República (PGR), revelando ainda que "o inquérito teve origem numa comunicação bancária efectuada ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP)".
http://www.publico.pt/politica/noticia/jose-socrates-detido-1677100 

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

"em Fralães, Barcelos, onde nasceu o pai Luiz Costa"

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE HELENA SÁ E COSTA

http://www.dacapo.pt/seccao-A-Solo&-Comemoracao-do-Centenario-do-Nascimento-de-Helena-Sa-e-Costa
(online em 31-10-2014)

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE HELENA SÁ E COSTA

Mais do que festejar o centenário do nascimento de Helena Sá e Costa (nasceu no dia 26 de Maio de 1913), o ano de 2013 foi uma homenagem ao seu legado como pianista e professora. Na sessão encerramento das comemorações que decorreu no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, a 12 de Dezembro, Madalena Sá e Costa lembrou a natureza especial da sua irmã Helena: “A dimensão impar da sua personalidade espelhou-se na artista e pedagoga que todos conhecemos”.
Destacou ainda as principais iniciativas comemorativas do centenário do nascimento da irmã na Casa da Música; na ESMAE, com a realização do prémio Helena Sá e Costa, numa edição especial comemorativa dos 100 anos de nascimento; concertos com antigos discípulos como Sofia Lourenço, Madalena Soveral, Luís Filipe Sá; no Conservatório de Música do Porto; na Associação Comercial do Porto, com Filipe Pinto-Ribeiro; em Óbidos, com as participações de Manuela Gouveia, Luiz de Moura Castro Paul Badura-Skoda; em Fralães, Barcelos, onde nasceu o pai Luiz Costa; em Coimbra; em Braga, no Theatro Circo, com Adriano Jordão e Artur Pizarro: “tudo lembrando o prodigioso repertório de Helena”.
“A impressionante escola deixada pela minha irmã em muitas instituições de ensino do nosso país e no estrangeiro também deixou uma presença notável através da benéfica actividade de muitos dos seus professores”, escreveu no seu discurso lido por Ana Paula Carreira, presidente do Conselho Geral do Conservatório de Braga. A emoção com que recorda a irmã, impediu dona Madalena de comunicar directamente com a plateia, onde estavam “colegas, artistas e personalidades tão marcantes” com quem Helena Sá e Costa conviveu e que “tanto a apreciavam”. Personalidades como Gabriela Canavilhas, Jorge Sampaio, Pedro Burmester, Luísa Tender, Adriano Jordão, Álvaro Teixeira Lopes e Fausto Neves.

Helena Sá e Costa
Nasceu a 26 de Maio de 1913, numa família de fortes tradições musicais: era filha do pianista e compositor Luiz Costa (1879-1960) e da pianista Leonilde Moreira de Sá (1882-1964), por sua vez filha de Bernardo Valentim Moreira de Sá (1853-1924), ilustre violinista, maestro e pedagogo, fundador do Orpheon Portuense e do Conservatório de Música do Porto. A sua irmã Madalena, hoje com 97 anos, foi igualmente uma distintíssima violoncelista, concertista e pedagoga.
Em 1935, conclui curso de piano no Conservatório Nacional com a classificação máxima. Venceu o Prémio Beethoven, atribuído alternadamente a alunos de piano e de composição que tivessem obtido 20 valores no exame final, criado por Vianna da Motta, na altura director do Conservatório.
Concluídos os estudos em Portugal, para Paris onde estuda com os pianistas Paul Loyonnet e Alfred Cortot. Dois anos mais tarde, tal como o avô materno e o pai, também foi estudar para Berlim (1936-39), onde foi aluna de Edwin Fischer.
No regresso a Portugal, é convidada para suceder a Vianna da Motta, seu ex-mestre, no Conservatório Nacional. Muda-se, anos depois, para o Conservatório do Porto, fundado pelo seu avô, Bernardo Moreira de Sá. No Porto, formou Pedro Burmester, Fausto Neves, Francisco Monteiro, Manuela Gouveia, Adriano Jordão, Caio Pagano e Pinho Vargas. Era convidada para ministrar cursos ou dar masterclasses em todo o mundo. Em Portugal orientou os Cursos de Música do Estoril dos anos 60 aos 80.
Como pianista, desenvolveu uma notável carreira internacional. Tocou ao lado de famosos pianistas, violinistas, violoncelistas e cantoras, sob a batuta de grandes maestros, e foi jurada de reputados concursos. Pierre Fournier, Maurice Gendron, Sandor Végh, Arthur Grumiaux, Janos Starker, Rita Gorr e Zara Nelsova, Hans Swarowsky, Ernest Ansermet, Igor Markevitch, Edouard van Remoortel, Paul Kletzky, Jean Fournet, Efrem Kurtz, Pedro de Freitas Branco e Frederico de Freitas são apenas alguns dos nomes com quem trabalhou.
Na música de câmara, destacou-se com o Trio Portugália, com a sua irmã Madalena no violoncelo e Henry Mouton no violino. Dedicou uma especial atenção aos compositores portugueses, nomeadamente à obra de seu pai, Luiz Costa.
A par da sua actividade artística, Helena de Sá e Costa desenvolveu igualmente uma notável actividade como pedagoga, sendo recordada por todos os seus alunos com enorme carinho.
Foi agraciada com os prémios Moreira de Sá (1939); o Grau de Comendador da Ordem de Santiago de Espada (1982), o Grau de “Grande-Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada, em 2001; e as medalhas de Mérito da Cidade do Porto (1983), da Secretaria de Estado da Cultura (1989) e o Prémio Almada (2000).
Helena Moreira de Sá e Costa faleceu a 8 de Janeiro de 2006, aos 92 anos, no Porto.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Como perder 600€...

http://www.publico.pt/economia/noticia/moviflor-anuncia-encerramento-de-lojas-a-partir-de-1-de-outubro-1670954

Moviflor anuncia encerramento de lojas a partir de 1 de Outubro

Falhado o plano de recuperação, empresa de mobiliário fecha instalações "temporariamente".
26-9-2014


Sem conseguir cumprir o Plano Especial de Revitalização (PER), nem chegar a acordo com um potencial investidor, a administração da Moviflor informou os gerentes das lojas que as instalações da empresa vão encerrar a 1 de Outubro.

Num e-mail enviado quinta-feira à noite aos gerentes, sub-gerentes e armazéns, e a que o PÚBLICO teve acesso, Catarina Remígio, fundadora da empresa diz que face às dificuldades financeiras as portas terão mesmo de fechar. Contudo, acrescenta, o encerramento das instalações é "temporário".

“A Administração da Moviflor informa que, dado não se encontrar ainda definida a evolução da empresa face à necessidade de investimento, e considerando as dificuldades e contingências com que nos debatemos diariamente, foi tomada a decisão de encerramento temporário das instalações já a partir do próximo dia 1 de Outubro", refere a mensagem enviada.

Catarina Remígio agradece o esforço e dedicação dos trabalhadores que têm acompanhado a administração “nesta difícil fase da vida da empresa”, dizendo que tem esperança de, no futuro, poder contar de novo com a participação de todos.

domingo, 31 de agosto de 2014

Nepotismo

Concurso ilegal para enfermeiros
10-8-2014
http://www.scml.pt/pt-PT/atualidades/imprensa/concurso_ilegal_para_enfermeiros/
O concurso para a contratação de dez enfermeiros que estão a trabalhar no Hospital Santa Maria Maior, em Barcelos, está envolto em polémica. Muitos dos 379 candidatos aos lugares falam num concurso que foi feito à medida para pessoas previamente escolhidas. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) já foi alertado para o caso e admitiu que vai pedir uma reunião urgente à administração do hospital.

(http://www.cmjornal.xl.pt/)


quinta-feira, 31 de julho de 2014

DDT - Dono Disto Tudo


A queda de um Santo, por Pedro Santos Guerreiro

Ricardo Salgado acaba mal e acaba só. O grande banqueiro era afinal péssimo gestor, arruinou um grupo familiar de 145 anos e saiu expulso do BES. Mas não há vazios de poder: quem dominará agora? Quem vai ser o Dono Disto Tudo? Este texto propõe uma resposta.
http://expresso.sapo.pt/a-queda-de-um-santo-por-pedro-santos-guerreiro=f882869
24-7-2014

Talvez seja apenas um mito e Mayer Amschel Rothschild não tenha mesmo dito aquela frase no século XIX: "Deem-me o controlo do dinheiro de uma nação e pouco me importarei com quem faz as suas leis." Ficou a frase infame e a família famosa, os Rothschild, que já não são os banqueiros mais importantes da Europa mas cuja descendência prevalece.No mesmo século XIX, uma família portuguesa de banqueiros era fundada por um órfão, a quem por isso mesmo chamaram de Espírito Santo, e que atingiu o ponto mais alto da sua influência já no século XXI. Depois - agora - os negócios faliram, num escândalo internacional de desonra. A família perde tudo. O movimento é tão poderoso que pode significar uma mudança de regime na economia portuguesa. Há uma rede de poder que desaba. Outra emergirá. Como foi possível que um império tamanho se perdesse entre dois verões, sem invernos que anunciassem a ruína ou primaveras que a redimissem? Talvez a resposta esteja noutra pergunta: como foi possível sequer construir este império tamanho? A resposta é, agora, fácil: não foi possível. Não era um império. Era um conglomerado descapitalizado, opaco e mal gerido. A plácida cascata de ativos, que criou um sistema de minorias acionistas encadeadas que garantia o controlo familiar com pouco capital, tornou-se uma torrencial cascata de passivos. É impressionante tudo ter acontecido debaixo dos olhos da comunidade, incluindo poderes políticos, reguladores, auditores, concorrentes. Ao contrário do BPN, que "sempre se soube", no BES nunca se soube de nada. Escrevia-se sobre a opacidade e a complexidade do grupo, mas não havia denúncias nem sequer suspeitas conhecidas. O poder do BES era imenso. E era um poder de um homem, Ricardo Salgado, 70 anos acabados de fazer. Sintomaticamente, o líder da família desde o final dos anos 80 não tinha número dois. Era costume dizer-se que o BES era como um comité central do Partido Comunista, não havia "vices", havia o líder e o resto. Era um poder total, bajulado e quase incontestado. 
(…)


segunda-feira, 30 de junho de 2014

Urgência pediátrica de Barcelos está comprometida, diz Ordem dos Médicos

Segundo a Ordem dos Médicos, a falta de pessoal está a prejudicar o atendimento e tratamento de doentes.
30-6-2014
http://www.publico.pt/local/noticia/urgencia-pediatrica-de-barcelos-esta-comprometida-diz-ordem-dos-medicos-1661081
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos alerta para que apenas um médico garante o serviço de urgência pediátrica.

sábado, 31 de maio de 2014

Palácio de Midões

http://www.tsf.pt/Multimedia/Galeria/?content_id=3731315

15 edificios abandonados em Portugal II (em imagens)



terça-feira, 8 de abril de 2014

O primeiro A380 português (Emir de Rates)


Macieira de Rates é uma freguesia portuguesa do concelho de Barcelos, com 7,85 km² de área e 2083 habitantes (2011). Densidade: 265,4 hab/km². O relógio da Igreja de Macieira de Rates foi oferecido ao povo da cidade por dona Anna Vieira de Freitas e seus filhos, naturais da cidade do Rio de Janeiro (Brasil), esposa e filhos do Sr. Joaquim Martins de Freitas natural desta vila, e foi inaugurado em 1 de janeiro de 1909.



Rates é uma freguesia portuguesa do concelho da Póvoa de Varzim, com 13,90 km² de área (2013) e 2505 habitantes (2011).
Tem a sua sede na vila de São Pedro de Rates, que tem esse estatuto restaurado desde 2 de Julho de 1993.
Era um ponto de passagem de uma via romana, e aí começa um dos trilhos dos caminho de Santiago em Portugal. No livro «As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal», é descrita como uma das mais formosas povoações portuguesas. É nesta vila que está sediado o Albergue de Peregrinos de São Pedro de Rates, o primeiro albergue de peregrinos do Caminho Português de Santiago a abrir em Portugal.



O Aeroporto de Barcelos (IATA: BAZICAO: SWBC) está localizado no município de Barcelos, no estado do Amazonas.



A Emirates Airline (الإمارات; al - Imārāt, em árabe), mais conhecida como Emirates, é a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos (EAU). Tendo como base o Aeroporto Internacional de Dubai, quase 700 voos da Emirates saem de Dubai a cada semana, rumo aos seis continentes.
A Emirates é uma das 10 principais companhias aéreas em todo o mundo em termos de receitas, passageiros transportados e quilômetros percorridos, e tornou-se a maior companhia aérea no Oriente Médio em termos de receitas, dimensão da frota e passageiros transportados.


terça-feira, 18 de março de 2014

Como funciona o colégio eleitoral nos EUA













http://www.jn.pt/multimedia/infografia970.aspx?content_id=2866781




Como as primárias são indiretas, o voto não vai direto para o précandidato - passa antes pelos delegados. E cada partido tem um jeito de representar seus eleitores. 

O processo das primárias é repetido nas eleições gerais, mas com apenas 538 delegados. Novamente, quem venceu em um Estado ganha os delegados desta região. E, mesmo tendo recebido milhões de votos, o segundo colocado naquele Estado não ganha delegado nenhum. 

Depois que conquista mais da metade dos 538 delegados, o candidato vence a eleição. Com esse sistema, nem sempre quem ganha a maioria dos votos dos eleitores fica com a maioria dos delegados. Isso aconteceu na vitória de Bush sobre Al Gore, em 2000, quando o democrata ganhou, mas não levou.

http://super.abril.com.br/cotidiano/como-funcionam-eleicoes-americanas-715086.shtml 







quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Há galos e galos :)

Galo Gil com tiques de vedeta e sem medo da Vitória

31-1-2014
http://www.jn.pt/live/Atualidade/default.aspx?content_id=3660926#
É, sem dúvida, o mais famoso galo do panorama desportivo português, posando de forma altiva e até com tiques de vedeta, antes dos jogos do Gil Vicente. Falamos do galo Gil, mascote oficial do emblema de Barcelos, que há dois anos ganhou lugar cativo no estádio como ícone do clube e do concelho. O galo dos barcelenses tem encontro com a águia do Benfica, sábado, no duelo frente aos encarnados.



Galo Gil e a Águia Vitória - O Reencontro

http://www.youtube.com/watch?v=kfPVNqlb5yY


Galos que lutam no Equador

"Em Otavalo, no Equador, todos os sábados tem lugar um concurso de lutas de galos, que atrai 'galleros' de todas as províncias do país. As regras e os rituais dos combates são rigidamente definidos e remontam à época colonial. Os galos são pesados e depois levados para uma sala onde os 'galleros' se desafiam para a luta. Após a escolha dos contendores, os galos são preparados para o combate, sendo-lhes colocada uma garra artificial feita de carapaça de tartaruga. Os combates têm a duração de dez minutos e doze segundos. Caso um dos galos vença o combate (deixe o outro galo impossibilitado de continuar o combate após uma contagem de dez segundos ou o 'mate') durante os primeiros doze segundos, o prémio pode atingir os mil dólares.
17-2-2014
http://p3.publico.pt/node/10838


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Exposição "Galos de Barcelos"


De 16 a 31 de Janeiro

Área restrita de partidas (reservada a passageiros com cartão de embarque)

Parceiro: Munícipio de Barcelos​​



O Galo de Barcelos é sem dúvida um dos mais conhecidos símbolos da identidade nacional. Numa parceria com o Município de Barcelos dar-lhe-emos a conhecer as diversas versões deste ícone português. Dos mais originais e simples, dos mais pequenos aos maiores,  passando pelos mais elaborados, todos aqui marcarão presença.

Conheça mais em www.cm-barcelos.pt